quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O que são os direitos humanos? (3)


Por Vanessa de Castro Rosa - Terceira Parte

Os direitos humanos também desenvolvem o papel fundamental de propiciar a construção de um mundo melhor, na medida em que buscam aproximar as pessoas e torná-las mais humanas, mais sensíveis às necessidades alheias e mais abertas às diferenças.

À medida que os direitos humanos atuam como mecanismo de busca da felicidade individual, a felicidade coletiva passa a ser uma realidade e o mundo um lugar melhor para se viver, visto que não há como se construir uma felicidade baseada exclusivamente no indivíduo.


Continua... (Clique aqui e leia o texto na íntegra).

Poste um comentário e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.

domingo, 26 de agosto de 2007

O que são os direitos humanos? (2)


Por Vanessa de Castro Rosa - Segunda Parte

Dada a fundamental importância dos direitos humanos, eles também podem ser entendidos como mecanismos à disposição das pessoas para que estas sejam felizes.

A felicidade pode ser entendida sob vários aspectos: uma missão, um prêmio, um ideal, uma recompensa, uma meta ou projeto, independente do sentido que cada pessoa pode adotar em sua própria vida, a felicidade é um direito de todos, e não cabe a ninguém impedir que outra pessoa exerça seu direito de ser feliz.


Continua...
(Clique aqui e leia o texto na íntegra).


Poste um comentário e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Visão de Dipamkara: integrando o Dharma à vida cotidiana na Chapada Diamantina


Visão de Dipamkara é um projeto da sangha de Ani-La (Ven. Bhikkuni Zamba Chözom) que está sendo desenvolvido na Chapada Diamantina (Bahia) com o objetivo de integrar a prática do Budismo à vida cotidiana, incentivando o plano desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente.

A área onde está sendo executado o projeto pertence ao município de Mucugê, a cerca de 440 quilômetros de Salvador. Apesar de estar composta fundamentalmente por rochas, a propriedade está em prefeita consonância com a perspectiva do projeto, que pretende desenvolver não apenas uma abordagem espiritual, mas todos os aspectos inerentes ao desenvolvimento humano.

Continua...
(Clique aqui e conheça o projeto em detalhe).


Poste um comentário e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.

sábado, 18 de agosto de 2007

O que são os direitos humanos?


Por Vanessa de Castro Rosa - Primeira Parte

Primeiramente, é preciso desmistificar a visão comum sobre a expressão "direitos humanos" visto que ela é carregada de preconceitos e elucubrações ardis que denigrem o real sentido do conceito, favorecendo opções políticas e sociais ditatoriais e impiedosas.

Direitos humanos não são grupos de ativistas, nem de "baderneiros", nem românticos idealistas desocupados, não é religião e não é o que a mídia apresenta como tal.

Direitos humanos são TODOS os direitos dolorosamente conquistados pela humanidade e reconhecidos como indispensáveis à manutenção da vida e da dignidade das pessoas e dos povos.


Continua...
(Clique aqui e leia o texto na íntegra).


Poste um comentário e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O que diria a Osama Bin Laden. Entrevista a Thich Nhât Hanh


Na edição de outubro de 2001, logo depois dos atentados terroristas de 11 de setembro daquele ano, a revista norte-americana Changemakers Journal publicou uma entrevista ao mestre Zen vietnamita Thich Nhât Hanh, conhecido internacionalmente pelo seu trabalho em prol da paz e os direitos humanos e pelos seus ensinamentos e escritos sobre a arte do viver com plena consciência. No diálogo com a jornalista Anne A. Simpkinson, Thây (como é afetuosamente chamado Thich Nhât Hanh pelos seus seguidores) reflete sobre como lidar com a raiva, a violência e o ódio presentes dentro de nós e no mundo ao nosso redor.

Clique aqui e leia a entrevista traduzida ao português na íntegra

Poste um comentário e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.