sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Alerta climático: nações submergindo


Querid@s amig@s,


Imaginem o mar subindo ao seu redor comendo as praias, invadindo as casas, destruíndo plantações e contaminando as fontes de água potável. Você mora em uma ilha e ela está desaparecendo sob o mar, sua única esperança é migrar para outro país onde você não será legalmente reconhecido como um refugiado legítimo. Isso não é um pesadelo e sim a realidade de milhares de pessoas que vivem em ilhas e zonas costeiras de várias partes do mundo, principalmente no Oceano Pacífico e Índico.

Justamente por isso, os governantes de países-ilhas estão tomando uma atitude dramática: eles irão pedir para o Conselho de Segurança da ONU lidar com o aquecimento global como uma ameaça à paz e segurança internacional.

Essa é uma jogada ousada pois o Conselho de Segurança da ONU não se vê como responsável pelo aquecimento global. Porém, o apelo dos países-ilhas se justifica pois as mudanças climáticas colocam em risco a vida de milhares de pessoas, assim como uma guerra. Eles estão mostrando que os desastres ambientais estão acontecendo agora, ao invés de algo que só irá afetar futuras gerações. Os países insulares irão enfrentar o poderoso lobby dos grandes poluidores, por isso eles precisam do nosso apoio. Assine a petição no link abaixo, ela será apresentada pelos embaixadores dos países-ilhas durante sua visita à ONU semana que vem:

http://www.avaaz.org/po/islands_climate_warning?cl=124930309&v=2120

O Círculo Polar Ártico está derretendo tão rápidamente que pela primeira vez na história, é possível atravessá-lo de barco. Furacões e outros fenômenos extremos estão aumentando em intensidade e quantidade. As nações-ilhas cujos pontos mais altos estão há poucos metros do nível do mar estão em situação desesperadora tendo que preparar planos de evacuação para garantira a sobrevivência de sua população. Veja o depoimento do Presidente do Palau, uma pequena ilha do Pacífico, Sr. Remengesau:


"O Palau perdeu um terço do seus corais por causa das mudanças no clima decorrentes do aquecimento global. Nós também perdemos a maioria da nossa produção agrícola por causa da seca e marés fortes. Não são perdas teóricas ou científicas – são perdas dos nossos recursos naturais e fonte de sobrevivência... Para nós nações insulares, não estamos correndo contra o tempo. O tempo já acabou. E o nosso caminho poderá ser uma janela para o seu futuro e o futuro do nosso planeta”.


Além das ilhas, países como Bangladesh, com uma população de 150 milhões, corre o risco de perder uma grande parte de seu território. A experiência das comunidade mais vulneráveis servem como um aviso para um futuro provável de todos nós, já que a maior parte de população mundial vive na zona costeira. Se algo não for feito, cidades inteiras irão submergir, praias paradisíacas irão desaparecer e milhões de pessoas serão forçadas a emigrar.


Quanto mais assinaturas conseguirmos entregar para a ONU semana que vem mais chances teremos de proteger nosso futuro. Assine agora e encaminhe este email para seus amigos:

http://www.avaaz.org/po/islands_climate_warning?cl=124930309&v=2120

A campanha dos países-ilhas por sua sobrevivência é uma campanha nossa também. Nossas escolhas tem um impacto sobre o futuro do planeta portanto temos o dever de agir com consciência e responsabilidade. Temos a oportunidade de nos unir àqueles que estão enfrentando as consequências agora, para que daqui a alguns anos, não sejamos nós a vítimas.

Como esperança,

Ben, Iain, Alice, Paul, Graziela, Pascal, Ricken, Brett e Milena – a equipe Avaaz


PS: Veja os resultados das nossas campanhas da Avaaz: https://secure.avaaz.org/po/report_back_2

PS2: Os países que estão apoiando a resolução para a ONU são: Fiji, Maldivas, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné, Filipinas, Samoa, Seychelles, Ilhas Solomon, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, apoiados pelo Canadá e Turquia. Veja a região da Micronésia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Micron%C3%A9sia

PS3. Mais informações:

MUDANÇA CLIMÁTICA: Avizinha-se uma onda de refugiados na Oceania:
http://mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=4103

Ilha habitada desaparece sob águas da costa da Índia:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15766.shtml

Derretimento no Ártico atingiu nível crítico, dizem cientistas:
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/08/28/derretimento_no_artico_atingiu_nivel_critico_dizem_cientistas-547990224.asp

ONU adverte sobre riscos da mudança climática para África e Ásia:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL736488-6174,00-ONU+ADVERTE+SOBRE+RISCOS+DA+MUDANCA+CLIMATICA+PARA+AFRICA

Nenhum comentário: