terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mudanças climáticas: nossa chance de fortalecer o Plano Brasileiro

Querid@s amig@s,

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) acabou de lançar seu Plano Nacional para Mudanças do Clima. O documento ainda está insatisfatório porém nós temos uma oportunidade única de melhorá-lo.

O Brasil é o 4º maior emissor de gases causadores do aquecimento global, especialmente por causa do desmatamento sem limites que ocorre no Brasil. Nós enfrentamos também grandes desafios para o desenvolvimento de energia limpa e sustentável. Até o dia 10 de novembro o Plano estará aberto para uma consulta pública e até agora há menos de 80 comentários postados – nós poderemos ter um grande impacto, porém o tempo é curto!

O Plano ainda está bem insatisfatório, sem prazos, comprometimentos ou metas específicas tanto para o controle do desmatamento quanto para a produção de energia renovável. Clique no link para ver as nossas recomendações para o Plano e enviar o seu comentário:

http://www.avaaz.org/po/plano_brasileiro

Aqui estão os pontos apresentados por especialistas e ONGs como as principais falhas do plano:
- não há mecanismos para o cumprimento da lei nem prazos para acabar plenamente com o desmatamento ilegal

- enquanto a China pretende aumentar a eficiência no consumo energético em até 20% até 2010, o Brasil tem como meta só 10% até 2030!

- a parte que se refere aos biocombustíveis não define padrões sociais e ambientais para a produção, e o plano para investimento em energias renováveis como solar, eólica e de marés é bem precário
Precisamos aproveitar os mecanismos participativos implementados pelo governo, se vários nós nos unirmos para comentar o plano, o Ministério do Meio Ambiente não poderá nos ignorar. O Plano final será apresentado na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas que acontecerá em dezembro. Clique no link para ver a página de campanha e postar seu comentário no site do MMA:

http://www.avaaz.org/po/plano_brasileiro

Juntos podemos ajudar a construir um Plano Climático para o Brasil do qual nos orgulhamos. Isso será bom para o povo brasileiro, para a economia e o meio ambiente, e nós poderemos servir de exemplo para o mundo. Não perca esta oportunidade, o Plano só estará aberto para a consulta pública só até o dia 10 de novembro. Não se esqueça de divulgar a campanha enviando este email para seus amigos.

Com esperança no futuro do planeta,

Paul, Graziela, Iain, Pascal, Paula, Alice, Ricken e toda a equipe Avaaz


Leia mais:


ONGs querem revisão de metas de redução de gases-estufa - Estadão:
http://www.estadao.com.br/geral/not_ger268783,0.htm

Plano de mudanças climáticas do governo é fraco - Greenpeace Brasil:
http://www.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/noticias/plano-de-mudan-as-climaticas-d

Vitae Civilis:
http://www.vitaecivilis.org.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=1653

MUDANÇAS DE CLIMA: QUEM TEM MEDO DE METAS NO BRASIL?:
http://www.vitaecivilis.org.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=2184

Nenhum comentário: