sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Solidariedade e compaixão são percebidas como ameaça pela China

Solidariedade e compaixão são percebidas como ameaça pela China. A convite das autoridades locais, o Dalai Lama vai a Taiwan para levar fraternidade, consolo e inspiração às vítimas do tufão que varreu à ilha. O governo da China apressou-se em condenar o ato, percebido como manobra política do líder exilado que propugna pela secessão da Região Autônoma do Tibete, parte inalienável do território "chinês".



Noticiário - Seleção Diária de Notícias Nacionais - 28/08/2009

O Estado de S. Paulo

Assunto: Internacional
Título: 1r Visita do dalai-lama enfurece Pequim
Data: 28/08/2009
Crédito:

A agência de notícias estatal Nova China disse ontem que Pequim se opõe "resolutamente" à decisão do governo taiwanês de permitir a visita do dalai-lama a Taiwan. Um porta-voz do governo chinês afirmou que a visita é "uma tentativa de sabotar as relações entre os dois governos". Taiwan concedeu permissão para que o dalai-lama fosse à ilha para consolar as vítimas do tufão Morakot, que matou mais de 600 pessoas.



Noticiário - Seleção Diária de Notícias Nacionais - 28/08/2009

Folha de S. Paulo

Assunto: Mundo
Título: 1h Visita do dalai-lama a Taiwan contraria governo da ChinaData: 28/08/2009
Crédito: da Associated Press

da Associated Press
QUESTÃO TIBETANA

O governo da China declarou ontem que se "opõe firmemente" à visita do dalai-lama, líder político e espiritual tibetano, a Taiwan na próxima semana. A viagem, autorizada pelo presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, vai de encontro à recente reaproximação entre os governos de Pequim e Taipei.
Já prevendo o descontentamento chinês, Ma dissera, ao anunciar a visita, que o dalai-lama irá apenas por motivos religiosos. Segundo o governo, de segunda a quinta-feira, o líder budista rezará "pelas almas dos mortos e pelo bem-estar dos sobreviventes" do tufão Morakot, que deixou estimados 650 mortos no país este mês.
A China tem como regra se opor a visitas do dalai-lama a países aliados a ela, além de desaprovar contato do líder tibetano com autoridades governamentais. Em 1959, o dalai-lama liderou um levante para a independência da Província chinesa do Tibete e, após fracasso, teve de fugir para o exílio na Índia. Mesmo longe, ele segue militando pela autonomia do Tibete.
A autorização da viagem surpreendeu os chineses porque Taiwan não permitira a visita do dalai-lama no fim de 2008, quando ele manifestara intenção de viajar.
Na época, a decisão teve o intuito de agradar Pequim, segundo analistas, já que o atual presidente taiwanês, diferente de seu antecessor, vem buscando melhorar a litigiosa relação com a China, que considera Taiwan uma Província rebelde, autônoma desde a guerra civil de 1949.

Nenhum comentário: