quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tibete Livre - Brasil envia email oficial a Google Brasil sobre protesto no Rio de Janeiro





Enviamos no dia de hoje um email à empresa Google Brasil (representante em nosso país da internacional Google) solicitando informações sobre o posicionamento da empresa quanto ao governo chinês, que impôs uma brutal censura à Internet e às atividades da empresa Google naquele país recentemente. Tal atitude é uma entre as muitas típicas da política repressiva chinesa não só quanto ao Tibete ocupado, mas quanto ao próprio povo chinês.

O email foi enviado ao Sr. Felix Ximenes, Diretor de Comunicação da Google Brasil. Aguardamos, a partir de agora, uma resposta oficial, e a publicaremos aqui assim que (e se) nos for enviada.

Fraternalmente,

Paulo Stekel
(Coordenador Geral - Mov. Tibete Livre - Brasil)




Abaixo, a mensagem enviada:


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Tibete Livre Brasil
Data: 7 de abril de 2010 19:54
Assunto: Protesto contra a visita de Hu Jintao ao Brasil no Rio de Janeiro
Para: cfximenes@google.com
Cc: contato@agenciaideal.com.br


Prezado sr. Felix Ximenes,

Sabendo da situação atual da empresa Google na China continental, informamos de nossa atividade de protesto em frente ao Consulado da China, na cidade do Rio de Janeiro, no próximo dia 14 de abril, por ocasião da visita oficial a nosso país do Presidente da China, Hu Jintao.

Estamos enviando ao sr. esta mensagem por sugestão de vários ativistas e cidadãos brasileiros indignados com o tratamento do governo chinês ao Tibete, ao povo chinês, à Internet e à Google, impondo uma censura inadmissível à Internet naquele país e ainda querendo a cumplicidade de uma empresa séria como a Google.

Nosso protesto tratará da censura na China como um todo, incluindo a Internet. Muitos cidadãos brasileiros externaram a sensação de que a empresa Google, se ainda não se tornou uma empresa "Free Tibet friendly", pelo menos quer deixar claro que a liberdade naquela região é imprescindível para o futuro da liberdade no mundo todo.

Representando o Movimento Tibete Livre - Brasil (braço brasileiro da ONG inglesa "Free Tibet Campaign", Londres), gostaríamos de saber a posição da empresa Google quanto à situação atual de censura na China e no Tibete ocupado.

Agregamos a isto uma aspiração que, ainda que possa parecer utópica, é muito desejada por milhares de ativistas dos direitos humanos que também são fãs de todos os produtos e serviços Google: um apoio a nosso protesto, cujos objetivos estão esclarecidos na mensagem-padrão abaixo que está sendo repassada para todo o Brasil e, em inglês, para todo o mundo.

Certo de recebermos uma pronta resposta corporativa atenciosa e enaltecedora da liberdade, despedimo-nos.

Paulo Stekel
(Coordenador Geral do Movimento Tibete Livre - Brasil)

........................................................

Movimento Tibete Livre – Brasil
representando no Brasil a ONG inglesa Free Tibet Campaign

http://tibetelivrebrasil.blogspot.com

convida todos os defensores dos direitos humanos para o
Protesto contra a visita de Hu Jintao ao Brasil

Dia 14 de abril, das 16h às 18h, em frente ao
Consulado Geral da China na cidade do Rio de Janeiro

Com a presença de Paulo Stekel, o Coordenador Geral do Movimento Tibete Livre – Brasil, que no Brasil representa a ONG inglesa Free Tibet Campaign

O protesto pacífico ocorrerá em frente ao:
Consulado Geral da China‎
Rua Muniz Barreto, 715 – Botafogo - Rio de Janeiro - RJ, Brasil


Recomendações: O protesto será PACÍFICO. A coordenação geral pede que todos levem velas para serem acesas durante o protesto. A coordenação ainda pede que todos que puderem levem a Constituição da República Federativa do Brasil, para que seja lido em voz alta o Capítulo I, intitulado “Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos”, para que o governo chinês saiba que em nosso país não somos uma ditadura, mas sim um país governado por homens livres e sob os olhos atentos de seu próprio povo! Os budistas que participarem do protesto podem ir paramentados com suas roupas cerimonias (zen, tchuba, etc.), bandeiras do Brasil e do Tibete, banners e cartazes pedindo a libertação do Tibete e o respeito aos direitos humanos naquele país invadido.


A principal frase de ordem do protesto será: “Hu Jintao, Tibet will be free after the fall of the Chinese dictatorship!”; “Hu Jintao, o Tibete será livre após a queda da Ditadura chinesa!” Além da frase de ordem, dita em português e inglês, os budistas que participarem do evento poderão entoar mantras tibetanos, como o mantra principal do Tibete Livre, “om mani peme hung”, o mantra de Avalokiteshvara (Chenrezig), patrono do Tibete.

Em caso de interferência policial: A coordenação pede que todos se mantenham CALMOS, PACÍFICOS, ORDEIROS, CORTESES e invoquem seus direitos constitucionais à liberdade de expressão. Advogados simpatizantes da causa tibetana serão bem-vindos neste caso, para garantir que todos os direitos individuais e coletivos sejam garantidos. Pedimos que os advogados que estiverem presentes confirmem-nos por email antecipadamente, para que utilizemos de seus serviços, em caso de necessidade.

Considerações sobre a visita de Hu Jin Tao ao Brasil

No mês de abril, o presidente da China, Hu Jintao, realizará uma série de viagens oficiais por quatro países da América: Estados Unidos, Brasil, Venezuela e Chile.

Nos dias 14 e 15, Hu Jintao desembarcará em Brasília e se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participando da reunião dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).

A estadia de Hu Jintao nesses países, incluindo o Brasil, marca a reaproximação diplomática com os EUA, após semanas de desentendimentos institucionais (Taiwan, Dalai Lama e desvalorização do iuan) e também o aumento dos investimentos de uma das maiores economias do mundo na América Latina. Em 2008, a região recebeu US$ 50 bilhões de aplicação econômica da China.

Contudo, a China é hoje o país que mais executa seres humanos no mundo, o que, na grande maioria dos casos, ocorre sem que os acusados tenham o mínimo direito de defesa consignado nas cartas constituicionais de quaisquer repúblicas do mundo, incluindo os países membros da ONU, organização à qual a China pertence.

A China invadiu o Tibete na década de 1950 e, desde então, submete o povo tibetano a um regime ditatorial muito cruel, com a privação das liberdades individuais, coletivas, culturais, religiosas e linguísticas, algo inadmissível em pleno século XXI.

Igualmente inadmissível é o Governo Lula apoiar uma ditadura cruel como a chinesa por causa de interesses econômicos e políticos, quando a China hoje é a principal responsável pela diminuição das exportações de produtos brasileiros, produtos genuinamente verde-amarelos, por conta da desleal concorrência dos produtos chineses, feitos na base do trabalho escravo e a salários inferiores a CEM DÓLARES, algo que no Brasil, em outros tempos, seria motivo para Guerra Civil!

Propósitos do Protesto: Dar a conhecer a Hu Jintao e camarilha a indignação do povo brasileiro em relação à política adotada pelo governo chinês quanto à questão tibetana, ao status do Dalai Lama, ao sequestro do Panchen Lama e à condução dos direitos humanos no Tibete; dar a conhecer ao governo chinês que, às expensas do atual (mas não eterno!) governo brasileiro, ideologicamente ligado à China, o povo brasileiro não aceita DITADURAS nem a privação dos DIREITOS HUMANOS, principalmente quando patrocinados pelo Estado! O tempo de Hitler, Mussolini, Salazar, Mao Tsé-Tung, Idi Amin e Saddam já se foi! O tempo da ditadura chinesa está prestes a acabar! O próprio povo chinês não aguentará ser massacrado por tantas décadas!

IMPORTANTE: O protesto será mantido mesmo com tempo chuvoso, dificuldades técnicas, intimidação policial ou decisão judicial, pois a Constituição da República Federativa do Brasil está do nosso lado!

Sobre o Consulado Geral da República Popular da China - Rio de Janeiro - RJ
Endereço: R. Muniz Barreto, 715 - Botafogo
Local: Rio de Janeiro - RJ
Pais: Brasil / CEP: 22251-090
Telefone: (0xx21) 2551-4578 / Fax: (0xx21) 2551-5736
Email: chinaconsul_rj_br@mfa.gov.cn
Site: http://riodejaneiro.china-consulate.org (última atualização em 29/12/2009)
Expediente: de Segunda à Sexta-feira: das 9:00 às 12:00 hs - Jurisdição: RJ/MG/ES/BA

Nenhum comentário: