terça-feira, 17 de junho de 2008

G8: não esqueçam o aquecimento global


Divulgamos o seguinte chamamento, recebido da organização-não-governamental internacional Avaaz, convidando tod@s a aderirem para pressionar os países ricos a assumirem compromissos concretos para a redução das emissões de carbono.


Querid@ amig@s,


O ano passado o mundo inteiro despertou para o aquecimento global.

Em 2008 estamos adormecendo novamente.

As últimas negociações para um acordo climático duraram duas semanas, mas novamente não houve nenhum progresso. O problema é que um grupo de nações ricas se recusam a assumir comprometimentos para cortar suas emissões de carbono e assim o processo todo fica estagnado. Se as nações ricas não liderarem o processo outros grandes poluidores como a Índia e a China também não se comprometerão.

Ás vesperas do encontro do G8 no Japão, vamos entregar nossa petição contra o aquecimento global para o Primeiro Ministro do Japão Yasuo Fukuda. Como sede do encontro, o Japão terá um papel decisivo nas negociações. Precisamos de uma petição forte para entregar para o Sr. Fukuda, nos ajude a conseguir 250.000 assinaturas. Clique no link para assinar a petição e encaminhar uma mensagem para seus amigos:

http://www.avaaz.org/po/g8_climate_wakeup/18.php?cl=99369327

Nós já provamos que uma mobilização forte pode influenciar o posicionamento político do Japão. Em janeiro, o segundo maior jornal do Japão, Asahi Shimbun, noticiou que as campanhas da Avaaz e de outros grupos durante a encontro da ONU sobre mudanças climáticas em Bali, levaram o Japão e redefinir sua política sobre o aquecimento global.

Esse ano o encontro do G8 vai começar no mesmo dia do festival Tanabata, onde os japoneses escrevem seus desejos em pedaços de papel e os amarram em bambus. Essa quarta-feira, vamos enviar o maior pedido Tanabata: um tratado climático forte o suficiente para nos salvar do aquecimento global.

Assine a petição aqui e nos ajude a divulgar:

http://www.avaaz.org/po/g8_climate_wakeup/18.php?cl=99369327

A irresponsabilidade do ser humano causou a crise climática. Agora dependemos daqueles que se importam, cidadãos conscientes e responsáveis que estão dispostos a pressionar os governantes a tomarem uma atitude.

Com esperança,

Ben, Ricken, Iain, Graziela, Galit, Paul, Pascal, Veronique, Mark e Milena -- a equipe
Avaaz.org

Nenhum comentário: