quarta-feira, 18 de junho de 2008

Petição internacional contra o escudo espacial dos Estados Unidos


Querid@s amig@s:


O Parlamento checo deverá tomar uma posição sobre a construção de uma base militar norte-americana e provavelmente irá votar a favor desta instalação, apesar de que 70% da população do país se opõe a este plano. Dada a urgência da situação, nós lançamos uma petição on-line para exercer pressão sobre o Parlamento e pedir-lhe que resolva essa questão através de um referendo.

O projeto de escudo espacial dos Estados Unidos - o seu sistema de defesa antimísseis - é um projeto muito complexo que envolve a produção de novas armas e a instalação de bases militares norte-americanas em diversas partes do planeta. Em especial, na Europa, o primeiro passo é instalar um sistema de radar na República Checa, assim como uma base de intercepção de mísseis na Polônia. Este plano dividiu a Europa, que até agora não tem sido capaz de dar uma resposta unitária, coerente e não-violenta às políticas agressivas dos Estados Unidos. As reacções da Rússia e da China criaram um clima de "guerra fria". As tensões internacionais são cada vez maiores e uma louca corrida armamentista (tanto convencional como nuclear) teve início. Acima de tudo, as bases estão sendo instaladas para militarizar e controlar o espaço.

A maior parte dos checos não querem bases militares estrangeiras no seu território. A maior parte dos checos quer decidir por si mesma sobre estes problemas, através de um referendo, um instrumento fundamental em qualquer democracia.

Nós pedimos o seu apoio ao nosso protesto não-violento! Este plano não afecta somente nós checos, mas a Europa inteira e todo o mundo. Após assinar a nossa petição on-line, repasse-a para seus amigos! Envie-nos as suas mensagens de apoio! Ajude-nos a reunir um milhão de assinaturas!

Jan Tamás
Movimento não-violento contra as bases norte-americanas na República Checa

Dana Ferminová
Europa para a Paz


Para assinar a petição, clique aqui. Para participar da greve de fome mundial de domingo 22 de julho contra o projeto de escudo espacial dos Estados Unidos, clique aqui e obtenha todas as informações (em espanhol) sobre o protesto.


Fonte: Síla nenásilí (A Força da N
ão-Violência, movimento nascido na República Checha)

Nenhum comentário: