domingo, 22 de julho de 2007

Práticas Espirituais para Ativistas Sociais


Por Joanna Macy, 1985 - Segunda Parte

A Grande Bola de Mérito

A compaixão, que é dor pela dor alheia, é só uma cara da moeda. A outra cara é a alegria com a alegria alheia – o que no Budismo é chamado de mudita.

(...)

Aprendendo a olhar-nos uns aos outros

Este exercício deriva da prática budista das Brahma-viharas, também cohecida como as Quatro Moradas do Buda, que são a bondade amorosa, a compaixão, a alegria pela alegria dos outros e a equanimidade. Adaptada para ser usada de forma interativa em um contexto social, ajuda a ver-nos uns aos outros mais verdadeiramente e a experienciar as profundezas das nossas interconexões.

Continua... (Clique aqui e leia o texto na íntegra).

Poste um comentário e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.

sábado, 21 de julho de 2007

Práticas Espirituais para Ativistas Sociais


Por Joanna Macy, 1985 - Primeira Parte

Para curar as nossas sociedades, as nossas psiques precisam curar-se também. Assombrados pelas desesperadas exigências do nosso tempo e esmagados por mais compromissos dos que podemos facilmente levar adiante, talvez possamos nos perguntar onde encontrar tempo e energias para disciplinas espirituais. Poucos de nós sentem-se livres para ir a claustros ou almofadas de meditação em busca de uma transformação pessoal.

Não precisamos afastar-nos do mundo ou passar longas horas em oração ou meditação solitárias para começarmos a despertar para o poder espiritual que está em nós. As atividades e encontros da nossa vida diária podem servir como ocasiões para este tipo de descoberta. Gostaria de compartilhar cinco exercícios simples que podem ajudar nisto.

Continua... (Clique aqui e leia o texto na íntegra).


Poste um comentário e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.