No último dia 14 de abril, por ocasião da visita do presidente chinês Hu Jintao ao Brasil, o Movimento Tibete Livre - Brasil (representando a ONG inglesa Free Tibet Campaign) realizou um protesto pacífico em frente ao Consulado Geral da China, no bairro de Botafogo, cidade do Rio de Janeiro. O protesto foi encabeçado pelo Coordenador Geral do movimento, o músico e jornalista Paulo Stekel.
O objetivo do protesto foi mostrar ao governo chinês o descontentamento do Brasil com a privação de liberdade no Tibete ocupado e o descaso com os direitos humanos naquela região e em toda a China.
Concomitantemente, em Brasília, nossa coordenadoria para o DF, através do coordenador distrital, Prof. Marcelo Walsh, dezenas de cartas foram protocoladas às autoridades brasileiras: Presidente Lula, Ministros, STF, Deputados, etc. [ver postagem no blogue do movimento com o conteúdo das cartas.]
Apesar da presença de poucos manifestantes, o consulado pareceu incomodar-se, pois a polícia foi chamada e ficou até o final. Afinal, a Associated Press estava lá! De nossa parte, apenas pedimos pela liberdade do Tibete e cantamos o mantra "Om mani peme hung" (pronúncia tibetana do mantra em sânscrito "om mani padme hum"), que é o mantra de Chenrezig, o patrono do Tibete.
Assista o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=QPS7tRX7IVg
Abaixo, algumas fotos:
Maiores informações sobre o Movimento Tibete Livre - Brasil no blogue oficial: http://tibetelivrebrasil.blogspot.com
Email: tibetelivrebrasil@gmail.com
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Vídeo do protesto do Tibete Livre - Brasil no Rio de Janeiro, em 14/04/2010
Marcadores:
ativistas,
free tibet,
Free Tibet Campaign,
marcelo walsh,
paulo stekel,
protesto,
protestos,
questão tibetana,
rio de janeiro,
tibet,
tibetanos,
tibete
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Legal! Assisti ontem aquele filme "Quando o dragão engoliu o sol". abs
Postar um comentário