quinta-feira, 31 de julho de 2008

Agenda das protestos de luz pelo Tibete no Brasil



São Paulo

No dia 6 de agosto, quarta-feira, acontecerá em Guaratinguetá (São Paulo), em frente à Câmara Municipal, um pré-lançamento da Campanha "Acenda uma vela pelo Tibete", com início às 18:00 horas e término previsto para as 21:00 horas.

Você e todos os seus são nossos convidados! Participe dessa confraternização! Convide os amigos!

Não é preciso levar nada. Tudo deverá estar em seu coração compassivo.

Fonte: Flávio Marcondes Velloso


Porto Alegre (Rio Grande do Sul)



Olá.

Convidamos a tod@s para o ato pró-Tibete que acontecerá em Porto Alegre no dia 3 de agosto, domingo, junto aos Arcos no Parque da Redenção. Teremos faixa, cartazes, mural de fotos e bandeira tibetana (dá pra levar colaborações, quem quiser).

Acenderemos velas para representar o
desejo de liberdade para o Tibete e humanidade, e faremos uma caminhada.

Não somos contra as Olimpíadas. Somos a favor da liberdade: de expressão, de imprensa e religiosa. E pela independência ou autonomia tibetana (conforme sugere o Dalai Lama). Grandes realizações começam por pequenos atos!

Obrigado.

Digo Araújo

Contatos:
(51) 9631-8290
rodrigopoars@hotmail.com


Acenda uma vela pelo Tibete!

Na noite de 07 de agosto, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos,
junto à janela de sua casa, no trabalho ou em local público, às 21:00 horas...
(Mas faça isso com segurança para não provocar nenhum acidente!)
Convide a sua lista! Mais de 100 milhões no mundo acenderão!
(Musical: Happiness is... Por Yungchen Lhamo)

* * * * * * *

Abaixo-assinado pela Libertação e o Fim da Violência no Tibete
(em português)
(Fotos do Levante Internacional)

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Vamos acabar com o genocídio no Darfur!



Recebemos e divulgamos o seguinte apelo da organização-não-governamental internacional Avaaz, convidando tod@s a contribuirem para para acabar com o genocídio no Darfur.


Essa semana a Tribunal Penal Internacional (TPI) indiciou o Presidente do Sudão Omar Al Bashir por genocídio. Ele é acusado da morte de centenas de milhares de pessoas no Sudão na região de Darfur e encurralando as mulheres e meninas sobreviventes em campos de concentração horríficos onde, longe dos olhos do mundo, elas são estupradas sistematicamente até o seu povo ser completamente destruído.


O regime do Al Bashir está agora ameaçando aterrorizar ainda mais o povo de Darfur e a missão de paz da ONU. Só há uma chance de prender Al Bashir, se governos, principalmente africanos e árabes, concordarem em ajudar o Tribunal Penal Internacional a prender o Al Bashir.


Somente a prisão de Al Bashir pode garantir que o terror nos campos de estupro de Darfur acabe. Muitos dos países vizinhos do Sudão são países muçulmanos onde o estupro é um crime inaceitável. A Avaaz está lançando uma campanha de mídia na região, pedindo apoio dos governos para o Tribunal Penal Internacional. Um anúncio de página inteira em um jornal no Egito por exemplo custa 3.000 Euros, portanto se conseguirmos 50.000 Euros poderemos espalhar nossa mensagem por toda a região. Clique para ver a campanha:


www.avaaz.org/po/save_darfur

Muitas pessoas da comunidade internacional estão preocupados que o indiciamento do Al Bashir irá comprometer o processo de paz em Darfur. Essas preocupações são somente uma desculpa daqueles que negociam petróleo e armamentos com o Sudão. Há ainda aqueles que tem a preocupação legítima sobre a segurança no país, temendo uma retaliação do governo, mas as vítimas de Darfur concordariam que trazer justiça para Al Bashir é mais importante. Eles viram o Al Bashir quebrar todos os acordos que ele assinou nos últimos 20 anos e que não haverá paz enquanto um genocída tiver o poder de cometer seus crimes novamente.

O Tribunal Penal Internacional simboliza um passo gigante para a garantia dos direitos humanos, pois tem o poder de indiciar qualquer pessoa que cometer crimes contra a humanidade. Seu procurador-chefe Luis Moreno Ocampo é argentino e tem juízes do Brasil, Latvia e Gana. Essa é a primeira vez que o ICC indiciou um chefe de estado, servindo de exemplo para outros criminosos em massa. Precisamos apoiar essa importante iniciativa do TPI para que o mundo veja que a justiça pode chegar até nos conflitos mais sangrentos da África. Darfur precisa de nós, apóie a campanha:

www.avaaz.org/po/save_darfur

Com esperança,

Ricken, Mark, Graziela, Pascal, Paul, Veronique, Iain e Ben – e toda a equipe Avaaz

segunda-feira, 14 de julho de 2008

100,000,000 de pessoas unirão a sua luz, no que será o maior Protesto de Luz pelo Tibete

Press release enviado por candle4tibet@gmail.com*



*O texto está em Português Europeu (PE)

Tel Aviv, Julho 14 2008

O maior PROTESTO DE LUZ NO MUNDO acontecerá a 7 de Agosto 2008, o dia anterior à abertura dos Jogos Olímpicos em Beijing, quando pelo menos 100 milhões de pessoas por todo o planeta acenderão uma vela e dirão SIM à Liberdade no Tibete!

Um protesto de luz é semelhante aos outros, mas com algumas diferenças. Ele une milhões de pessoas à volta do mundo, quando lhes é dada a oportunidade de actuar num momento específico no tempo por um só objectivo (como aconteceu em 'earth hour' ou 'live 8'). É não-comercial e pacífico. É um novo modo global que releva o poder de cada pessoa em manifestar a sua opinião por uma causa nobre. Não é de modo nenhum um protesto virtual.

A campanha começou no 'facebook' a partir do desktop de David Califa, 52, um privado, aposentado, com historial em investimentos bancários, de Ramat Hasharon, Israel. Mr. Califa tem financiado esta campanha com os seus próprios fundos. "Vela pelo Tibete" cresceu rapidamente para um movimento global que opera um 'website' multilingue (25 línguas, todas traduzidas por voluntários), e tem também a sua rede social. Mr. Califa juntou esforços com membros do Unity Network, um movimento global actuando com o fim de promover a unidade e o amor entre os seres humanos independentemente da sua cor, nacionalidade, sexo, religião ou política.
Até ao momento, mais de 500,000 pessoas de mais de 100 países estão inscritas.

A diva Tibetana, Yungchen Lhamo, juntou-se a "Vela pelo Tibete". Miss Lhamo, reconhecida como "A Voz do Tibete", conduzirá a campanha com a sua divina voz, música e espírito.

"Vela pelo Tibete" pede às pessoas que acendam uma vela à sua janela, secretária, ou qualquer outro local onde outros a vejam e desejavelmente façam o mesmo. Muitos participarão em vigílias de luz à volta do mundo. Espera-se que este protesto de luz seja visto por biliões nas TVs por todo o mundo no dia de abertura dos Jogos Olímpicos. No dia seguinte serão enviadas cartas a todos os presidentes de governo mundiais informando-os exactamente quantos seus concidadãos desejam um Tibete Livre. Pedindo a cada um deles que actue pela Liberdade do Tibete.

http://candle4tibet.org/

http://candle4tibet.ning.com/

Email: info@candle4tibet.org Contact: David Califa
+972 (54) 4730090


PORQUÊ O TIBET. O Tibete tornou-se um símbolo da liberdade. Símbolo que representa o direito de todos os seres humanos à autodeterminação, liberdade de pensamento, consciência, credo e religião.

A OPORTUNIDADE. Os Jogos Olímpicos de Beijing que começarão a 8 de Agosto 2008, são uma oportunidade única para focar a atenção mundial na completa inexistência de direitos no Tibet e em muitos outros lugares no mundo.
Esta é uma oportunidade única pois a China está sensível à sua imagem no mundo. Não somos contra os Jogos Olímpicos. Somos pela liberdade. Por esta razão sentimos que esta é uma excelente altura para manifestarmos a nossa opinião.

O OBJECTIVO. É dar a todo o mundo a oportunidade para se unir de um modo activo e enviar uma mensagem de amor e liberdade. Acreditamos no poder das pessoas quando unidas para fazer verdadeiras mudanças ao mundo. Desta vez é pelo Tibete e pela liberdade, o próximo passo poderá ser por qualquer causa que as pessoas escolherem. Desejamos mostrar que há um modo de as pessoas se unirem como uma só e fazerem a diferença. Logo após a campanha VELA PELO TIBETE anunciaremos a próxima campanha.


ACERCA DA UNITY NETWORK (Rede da Unidade). É um movimento global que actua em prol da união entre as pessoas e pelo amor entre os seres humanos independentemente da sua cor, nacionalidade, sexo, religião ou política. A Rede da Unidade tem como objectivo dar à população mundial o poder de manifestar a sua força unida criando uma rede que tornará possível a realização de acções globais sincronizadas e protestos pacíficos pela paz, amor e outras questões comuns a todos os seres humanos.

ACERCA DE YUNGCHEN LHAMO. O seu nome significa Deusa da Canção. Deixou o Tibete em 1989 aos 25 anos, fugindo através dos Himalayas para escapar à opressão chinesa no Tibete. Fez uma peregrinação a Dharamsala, para receber a benção do Dalai Lama, onde S.S. vive exilado. Ela queria alcançar o mundo com a sua música, partilhar a sua cultura e educar as pessoas acerca do Tibete. Deste que assinou contrato com a Peter Gabriel's Real World Records, Yungchen lançou dois álbuns muito bem acolhidos pela crítica. Michael Coulson dirigiu o primeiro vídeo musical da Yungchen, Happiness Is – (A Felicidade È) . O vídeo pode ser visto no nosso sítio por cortesia da cantora.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O quanto o Darfur deverá esperar ainda?


Recebemos e retransmitimos o seguinte chamamento - em inglês - da Coalizão para Salvar o Darfuf (Save Darfur Coalition), convidando tod@s a assinarem o apelo para pressionar o Conselho de Segurança das Nações Unidas a agir já para parar o genocídio.

On July 31, 2007, the U.N. Security Council authorized 19,000 additional peacekeepers to help stop the violence in Darfur.

One year later, barely 2,000 have arrived, and those who are in Darfur lack the equipment they need to protect themselves, let alone Darfuri civilians. Just yesterday, at least seven peacekeepers were killed in Darfur in an attack most likely orchestrated by the government of Sudan.

Peacekeepers are risking their lives to fulfill the Security Council's promise to protect the people of Darfur. But the Security Council hasn't even given the peacekeepers the resources to protect themselves.

We cannot let another year pass with little more than words from our leaders.

Join our international campaign to deliver 50,000 petitions to the permanent members of the U.N. Security Council on July 31, 2008. Click here to urge them to take action today.

A Security Council resolution is useless without concrete action from the U.N. and the nations that lead it. It is outrageous that the five permanent members of the U.N. Security Council—China, Russia, France, the U.K., and the U.S.—cannot produce a few hundred trucks, or even just 24 helicopters, to end the brutal genocide.

This is a failure of will, plain and simple. The world promised Darfur protection but has failed to deliver it.

Since January alone, 190,000 Darfuris have been displaced and driven from their homes. How many more deaths and displaced people will it take before the world community provides real security?

Tell the five permanent members of the U.N. Security Council to stop dragging their feet and act immediately to fully and effectively deploy peacekeepers in Darfur.

Let's stand together on July 31—the one-year anniversary of the authorization of peacekeepers—to tell world leaders: No more false promises. No more delays. No more unfulfilled mandates. Just action and leadership, please.

And once you've signed the petition, click here to ask your friends and family to join you in taking action before July 31.

We can't afford to simply watch the clock run out on the Bush administration. Not when people are dying every day.

Thank you again for all you do for the people of Darfur.

Best regards,

Colleen Connors
Save
Darfur Coalition

P.S. Keep in touch with events on the ground and what they mean for peace in Darfur. Check out our new blog at www.blogfordarfur.org.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Protesto de Luz...

Acenda uma vela pelo Tibete!

Na noite de 07 de agosto, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, junto à janela de sua casa, no trabalho ou em local público, às 21:00 horas...

(Mas faça isso com segurança para não provocar nenhum acidente!)

Convide a sua lista! Mais de 100 milhões no mundo acenderão!




http://www.youtube.com/watch?v=Ee58iv63M2A
(Musica: Happiness is... Por Yungchen Lhamo)

Para mais detalhes, acesse:

http://www.candle4tibet.org/pt

* * * * * * *

Abaixo-assinado pela Libertação e o Fim da Violência no Tibete:

www.tibet.vai.la
(em português)

http://br.youtube.com/watch?v=LNp3LngJCM8
(Fotos do Levante Internacional)


Passe adiante!

domingo, 6 de julho de 2008

Zimbáue: Agora ou Nunca


Recebemos e transmitimos o seguinte chamamento da organização-não-governamental internacional Avaaz, convidando tod@s a aderirem e ajudar o povo do Zimbáue a conquistar a paz e a democracia.

Amig@s,

Depois de uma eleição violenta onde o candidato de oposição Morgan Tsvangirai teve que desistir da sua candidatura, Robert Mugabe, se auto declarou presidente. A situação está bastante tensa e o destino do país depende de uma negociação entre Mugabe e o candidato escolhido pelo povo no primeiro turno, Morgan Tsvangirai.

Se governos ao redor do mundo se recusarem a reconhecer a presidência do Mugabe, e pressionarem outros países a fazer o mesmo, o poder político dele irá diminuir e ele será obrigado a entrar em um acordo com o Tsvangirai. Alguns governos já se recusaram a reconhecer o Mugabe como presidente, precisamos aproveitar o momento para pedir para outros governos aderirem. Clique abaixo para enviar uma mensagem padrão ou personalizada para seu chefe de estado:

O povo do Zimbábue precisa desesperadamente de algum sinal de esperança. Depois de 28 anos no poder o Mugabe arrasou o país que tem 80% de desemprego, 160.000% de inflação, e uma violenta repressão política; com isso, 30% da população já fugiu do país.

Ficou claro que Tsvangirai é o preferido do povo, tendo ganho o primeiro turno das eleições. Quando o partido do Mugabe percebeu que o Tsvangirai venceria as eleições, eles passaram a intimidar, prender, torturar e até matar os militantes do MDC – partido do Tsvangirai. O MDC foi proibido de fazer comícios e qualquer um com uma camiseta do partido era vítima de ataques. O Secretário Geral da ONU, e observadores eleitorais da União Africana e da Comunidade do Desenvolvimento do Sul da África (SADC), alegaram que, por causa da perseguição política, o segundo turno das eleições foi ilegítimo.

Agora só há um caminho para acabar com a violência, a negociação de um acordo para os dois partidos. Se governantes, do Brasil ao Botsuana, da Indonésia á Índia, rejeitarem o regime do Mugabe, haverá a chance de um acordo que reflita a vontade do povo do Zimbábue. Temos que agir rápido, essa é a primeira oportunidade em anos de tirar o Mugabe do poder. Envie sua mensagem e divulgue a campanha:

Com esperança, Ricken, Alice, Ben, Graziela, Mark, Paul, Galit, Iain, Pascal e Milena – a equipe Avaaz

Feliz aniversário, Sua Santidade! Sarva Mangalam!!!



Em meio a tantas dificuldades de seu próprio povo, Sua Santidade O 14º Dalai Lama resolveu não comemorar seu aniversário. Contudo, os méritos deste homem são muitos, seja em prol do povo tibetano, seja em prol da humanidade inteira, seja em prol de todos os seres. Precisamos muito de instrutores como ele, raros neste mundo de trevas.
Por isso, aspiramos através da prece de longa vida de SS Tenzin Gyatso:

"No reino circundado por cadeias de montanhas nevadas, você é sem exceção a fonte de todos os benefícios e felicidade. Poderoso Avalokitheshvara, Senhor da Compaixão, Tenzin Gyatso, possam seus pés de lótus permanecer firmes por centenas de eons."

Sarva mangalam!