domingo, 30 de março de 2008

Ato de solidariedade ao povo do Tibet


Esta é uma mensagem enviada em 29 de março à comunidade budista brasileira por Joaquim Monteiro, monge da escola Terra Pura. Ele foi uma das cerca de 30 pessoas que participaram dos protestos em prol do Tibet junto ao Consulado da China em São Paulo.

Prezados Irmãos do Dharma:

Participei hoje de tarde do ato de solidariedade ao povo do Tibet diante do Consulado da China. Como sempre, foram poucos os participantes e a organização dava muito a desejar, mas valeu a pena ter participado. Os participantes mantiveram um postura extremamente madura de perfeita não-violência que exclui por completo qualquer acusação de "baderna","desordem" ou "provocação". Essa maturidade contrastava fortemente com o enorme nervosismo dos funcionários do consulado, nervosismo completamente desproporcional diante da fraqueza numérica e organizacional do movimento com que se confrontavam. Além de atitudes completamente policialescas e injustificáveis, como a constante tirada de fotografias do movimento, era evidente o recurso do consulado a firmas de segurança particulares completamente inapropriadas para esse tipo de situação. Seria uma demonstração de uma competência política muito maior abrir um diálogo com os manifestantes, mas isso jamais ocorreria aos defensores da "harmonia social" pós-maoísta. (Que saudades que sinto nesses momentos das críticas de meu mentor intelectual, Prof. Noriaki Hakamaia, em relação ao caráter anti-budista da ideologia do "Wa".) Aprendi hoje antes de tudo a importância de correr riscos e "pegar o bonde andando": Budismo sem coragem, pensamento e ação não passa de fato de um pseudo-Budismo, possivelmente parecido com a coisa original mas indigno de comparação com ela. E é à retomada desses valores que aconselho fortemente aqueles que buscam pelo dharma em nosso país.

Sem mais, Gashô.
Joaquim Monteiro.
Shaku Shoshin.

"Quanto mais se ouve o Dharma,
mais ampla e profunda se torna a vida"
- Masanobu Tominaga (1915- ) -

2 comentários:

zamprogno disse...

Diferentemente do anunciado, o Rev. Francisco Monteiro não participou das manifestações em frente ao Consulado do Rio, e sim, em frente ao Consulado de São Paulo, no dia 29!

Antonino Condorelli disse...

Obrigado pela retificação, já corrigimos.

Um abraço.