sábado, 29 de setembro de 2007

NOTίCIAS MIANMAR

Clique aqui e aja diretamente em apoio à luta democrática e não-violenta dos monges e monjas da Birmânia

Cerca de 30 monges presos declaram greve de fome

Cerca de 30 monges budistas, entre os mais de mil presos, entraram em greve de fome em protesto contra a violência empregada pela Junta Militar de Mianmar (antiga Birmânia) contra os manifestantes que pedem democracia.

Os religiosos, levados para a prisão de Bamaw, no estado de Kachin (oeste do país), foram detidos na primeira onda de prisões efetuadas pelo Governo, que, no dia 25, passou a impor toque de recolher e a proibir reuniões públicas.

Segundo a rádio birmanesa, os monges, de um grupo de 108 detidos entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira, começaram o protesto hoje, animados pelos salmos budistas de seus companheiros.

Na quinta-feira, as forças de segurança prenderam mais de 800 monges numa operação nos mosteiros de Yangun, ocasião em que um religioso morreu e sete ficaram feridos.

Desde quarta-feira, pelo menos 16 pessoas perderam a vida, entre elas dois estrangeiros, e cerca de 200 ficaram feridas na cidade, a maior do país, por conta dos disparos dos soldados e das agressões da Polícia.

As mobilizações pela democracia, que começaram em 19 de agosto como um protesto contra a alta dos preços dos combustíveis, são as mais graves desde a instalação, em 1988, do atual regime militar.

Hoje, chegou ao país o enviado especial das Nações Unidas, Ibrahim Gambari, para entregar à Junta Militar uma mensagem em que o secretário-geral Ban Ki-moon pede que os militares cessem a violenta repressão contra as manifestações pacíficas.

Fonte: EFE


Para acompanhar os acontecimentos de Mianmar em português, clique aqui.

Para um resumo dos antecedentes das notícias mais recentes, clique aqui.

Leia a Declaração de Suporte à luta democrática birmanesa do Colegiado Buddhista Brasileiro (CBB)

Para acompanhar os acontecimentos de Mianmar em inglês ou em birmanês:

Mizzima News (Site da oposição birmanesa no exílio, em inglês)

Ko Htike’s Prosaic Collection (Blog em inglês e birmanês)

Myochit Myanmar (Blog em inglês e birmanês)

Mr. Jade (Blog em inglês e birmanês)

Nenhum comentário: